Dormir de bruços - Mitos e Verdades.



Não basta deitar na cama, tentar esquecer as preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente no seu bem estar.


Quantas vezes você já ouviu?


“Estou cansado, dormi muito mal!” .
“Parece que um trator passou por cima de mim” .

Infelizmente essas frases são frequentes no dia a dia de algumas pessoas.   E isso tem grande influência sobre a posição que você dormiu no dia anterior.


Os principais problemas de dormir de bruços, são:

  • Dor nas costas,

  • Dor no estômago,

  • Problemas na circulação,

  • Favorecimento do ronco e do refluxo ‒ como é o caso ao dormir de barriga para cima e até mesmo, aparecimento das rugas.

A posição que você dorme influencia na sua saúde!


Portanto, se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço. Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus.

É cientificamente comprovado que:

a melhor posição para dormir é de lado, de preferência do seu lado esquerdo!

Quando você dorme de lado, principalmente do lado esquerdo, você respeita a curvatura natural da coluna, que fica apoiada sobre o colchão, para apoiar melhor sua coluna, os ortopedistas recomendam usar um travesseiro apropriado em altura sob a cabeça e outro, mais fino, entre as pernas.


Dormir de bruços tem mais desvantagens, mas ainda encontrarmos alguns poucos benefícios, vamos saber os prós e contras? DESVANTAGEM - Estressa o pescoço: Você precisa inclinar a cabeça para garantir a respiração e isso estressa o pescoço, podendo provocar dor, dormência, formigamento e torcicolo, devido à pressão sobre os músculos e as juntas.

DESVANTAGEM - Retifica a coluna: Dormir de bruços tira sua coluna da curvatura natural, gerando dor e lesões. Também pode causar bursite, tendinite, problemas na cervical e até mesmo nos dentes.

DESVANTAGEM - Favorece o surgimento de rugas: O contato prolongado e contínuo com o travesseiro, colchão pode causar rugas. Você pode colocar um travesseiro de frente ao busto, a fim de estimular o corpo a ficar de lado.

VANTAGEM - Reduz a força dos roncos: A posição de bruços, reduz a intensidade dos roncos, porque as vias aéreas superiores ficam livres.

VANTAGEM - Alivia o peso do quadril: Está com dores do quadril? A posição de bruços faz o peso do quadril inexistir. A dica é colocar um travesseiro macio e fino abaixo dos quadris, isso acomodará melhor sua coluna.

Viu só? Dormir bem é sim qualidade de vida. Tenha ótimas noites de sono.

Gostou do nosso post? Ajude compartilhando. #sono #qualidadedevida #sono #dormir #bruços #mitos #verdades #vantagem #desvantagem #fotomag #colchão #colchões #colchãomagnético #colchãotecnológico #dorcoluna #dor #apneia #dorcostas