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Drinks para relaxar antes de dormir - Mito ou Verdade?




🍻 O álcool realmente pode ajudá-lo a adormecer, a bebida acelera o início do sono e temporariamente reduz o estresse, a ansiedade e traz sonolência 🥱


No caso na sonolência, é bem relativo porque após adormecer, a pessoa cai diretamente em um sono profundo. É nesse fase profunda do sono que o álcool interfere, impedido o descanso, por isso ele potencializa distúrbios como apneia, ronco e insônia 👎


Então, dormir alcoolizado pode ser especialmente arriscado para os portadores desses distúrbios.

Outro problema é a interferência no sistema nervoso, que geram alterações na frequência cardíaca durante o sono, por isso o sono não é reparador, já que desregula o ciclo do sono, provoca micro despertares, desidrata o organismo e tem efeito diurético.

No dia seguinte o que você sente é que não teve um sono reparador, te levando ao cansaço e sonolência. ⁣Com o passar do tempo, a pessoa vai precisar de uma dose cada vez maior de álcool para conseguir o mesmo efeito, aumentado o risco de dependência. ⁣


💡 Evite bebidas alcoólicas pelo menos 3-4h antes de deitar.


Vamos falar sobre outras bebidas do bem?


As bebidas que ajudam a melhorar seu sono - Conheça:

Leite Quente

As mães dão leite aos filhos desde o nascimento e isso acontece porque o leite quente é uma das melhores opções para chegar ao sono profundo. Ele contém triptofano, que faz aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, substância que dá uma sensação de felicidade e de bem-estar. Essa condição faz aumentar também a produção do hormônio melatonina, fundamental ao nosso corpo porque desperta o sono até mesmo em pessoas que sofrem de insônia crônica.


Chá de Hortelã

O chá de hortelã possui propriedades anti-inflamatórias e por isso alivia as dores de estômago. Quando os músculos ficam soltos, a intensidade da mente diminui e o corpo todo fica mais relaxado. Se você estiver se preparando para uma prova ou para uma apresentação importante, esse chá é uma boa opção para conseguir dormir melhor.


Suco de Cereja

O suco de cereja, assim como o leite,contém triptofano. Ele ajuda a produzir o hormônio melatonina, que contribui para melhorar a qualidade do sono. A bebida é usada em muitos tratamentos de insônia e é umas das opções mais eficientes para resolver esse problema. O suco de cereja é uma garantia de uma noite de descanso.


Água de Côco

A água de coco é uma opção desconhecida para a maioria das pessoas quando o assunto é relaxar e dormir. Ela possui magnésio e potássio, 2 minerais capazes de relaxar a musculatura. Além disso, diminui a pressão arterial e o inchaço nos rins. Graças à sua grande quantidade de eletrólitos naturais, ajuda o corpo a encontrar um melhor equilíbrio e a relaxar.


Batida de Banana com Leite de Amêndoas

Além de triptofano, a banana também contém potássio e magnésio. A fruta tem um efeito tranquilizante que funciona de maneira integral, reduzindo o estresse que costuma gerar tensão muscular. Ao mesmo tempo, a quantidade de fibras e carboidratos acaba gerando uma sensação de saciedade, que faz aumentar a vontade de dormir.


Chá Verde

O chá verde é uma das infusões mais populares hoje em dia. Carregado de antioxidantes, ele é uma ótima opção para qualquer momento do dia. Agora uma ótima notícia: quando precisamos dormir, o chá verde descafeinado é a melhor opção. Ele contém teanina, que relaxa e libera a tensão muscular, ajudando a pessoa a passar uma noite de sono profundo e reparador.

Leite de Amêndoas

As amêndoas têm tudo o que o nosso corpo precisa para dormir uma noite de sono profundo. Elas possuem muito magnésio e seu leite é um dos principais produtos para quem precisa dormir. Assim como o leite de vaca, a amêndoa tem triptofano, que ajuda o corpo a produzir melatonina. Esse hormônio, é essencial para regular os ciclos de sono. É por isso que muitas pessoas que sofrem de insônia crônica tomam suplementos à base de melatonina.


Chá de Camomila

O chá de camomila causa um efeito muito relaxante no nosso corpo. Normalmente, os médicos recomendam esse chá contra dores estomacais, já que é capaz de relaxar as tensões internas. Contudo, também foi demonstrado que a camomila é muito eficiente para diminuir os sintomas do estresse, da insônia e da ansiedade.


Chá de Valeriana

A valeriana é uma raiz que pode ser vendida como erva ou como comprimido. Ela é fortemente recomendada para pessoas que querem dormir profundamente, principalmente pela quantidade de antioxidantes e de ácido valerênico. Além disso, diminui o estresse físico e mental, deixando uma sensação de relaxamento. Um estudo realizado com mulheres na menopausa demonstrou que ela pode ajudar a evitar as disrupções noturnas.


Chá de Ashwagandha

A Ashwagandha é uma erva que ajuda a combater uma série de problemas físicos. Ela é conhecida pela sua capacidade de diminuir o cortisol e, portanto, a sensação de estresse e de ansiedade. Também é bastante indicada para relaxar a mente e por isso prepara o corpo para uma noite de sono muito mais tranquila.

Você já tomou alguma dessas bebidas para conseguir dormir melhor? Acredita que elas funcionam? Comente.




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