top of page
Buscar

Guia Completo sobre Colchões Magnéticos: Conheça os Benefícios para sua Saúde e Bem-Estar!

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você fez pelo menos uma dessas perguntas:

  1. O surgimento do colchão magnético?

  2. O que é um colchão magnético e quais são os seus benefícios para a saúde?

  3. Como funciona um colchão magnético e quais são os princípios por trás desse tipo de tecnologia?

  4. Quais são as diferenças entre um colchão magnético e um colchão tradicional?

  5. Quais são os possíveis efeitos terapêuticos de um colchão magnético e como eles podem ajudar na qualidade do sono?

  6. Quais são os critérios importantes a serem considerados ao escolher um colchão magnético adequado para suas necessidades?

  7. Existe alguma contraindicação para o uso de colchões magnéticos? Quem não deve utilizá-los?

  8. Como o uso de um colchão magnético pode auxiliar no alívio de dores e desconfortos corporais?

  9. Quais são os materiais comumente utilizados na fabricação de colchões magnéticos e como eles contribuem para a eficácia do produto?

  10. Como os campos magnéticos influenciam o equilíbrio energético do corpo durante o sono e quais são os efeitos disso no bem-estar geral?

  11. Quais são os depoimentos de pessoas que já utilizaram colchões magnéticos e tiveram resultados positivos?

Eu vou te responder essas perguntas, mas antes preciso te dizer que somos a Fotomag, umas das mais antigas fábricas de colchões magnéticos do Brasil, no segmento e no mesmo município, desde 1989.


Desenvolvemos este post com muito carinho e respeito, para que você consiga compreender melhor sobre o que é um colchão magnético. O intuito é apresentar todos os benefícios desse produto e desmistificar algumas coisas a cerca dele.


A primeira coisa que preciso te contar é...

Colchão Magnético não faz milagre e nem todos eles são iguais!

Vamos começar por aqui:

O surgimento do colchão magnético

A invenção do colchão magnético não pode ser atribuída a uma única pessoa. A ideia de utilizar ímãs para fins terapêuticos remonta a séculos atrás, com o uso de ímãs na medicina sendo registrado desde a Antiguidade. No entanto, no contexto dos colchões magnéticos modernos, não há um inventor singular. A tecnologia evoluiu ao longo do tempo, com vários pesquisadores e empresas contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento dos colchões magnéticos. Diferentes empresas e fabricantes têm trabalhado na criação de colchões magnéticos, e a tecnologia continua a ser aprimorada com o passar do tempo.


Em 1953, O Dr. Kunio Akutsu é um médico japonês conhecido por suas contribuições no campo da medicina do esporte. Ele é considerado pioneiro na terapia magnética no Japão e é conhecido por desenvolver colchões magnéticos terapêuticos. Ele introduziu a terapia magnética em colchões como uma abordagem para melhorar a qualidade do sono e promover a recuperação muscular. Seus estudos e pesquisas exploraram os efeitos benéficos da terapia magnética em atletas e pessoas com problemas de sono e recuperação.


Na época, para dar resultado, seus inventos necessitavam da disciplina por parte dos usuários, e foi nessa parte que ele não obteve sucesso, porque na agitação do dia a dia, os japoneses não se interessaram por produtos que lhe exigissem, precisavam de mais praticidade.


Vinte anos depois, em uma nova tentativa, ele retornou com seus experimentos. Ainda pensando em soluções para dores vertebrais, mas com algo que não exigisse dedicação dos usuários para dar certo, em 1973, ele lançou o primeiro colchão magnético ainda não para comercialização.

Foi nos Estados Unidos, que surgiu o modelo mais moderno, criado pelo Dr. Robert O. Becker, um renomado pesquisador e autoridade no campo da medicina eletromagnética. Na década de 1970, Dr. Becker desenvolveu um colchão com ímãs permanentes embutidos, visando proporcionar benefícios terapêuticos para melhorar a circulação sanguínea e acelerar a regeneração celular. Seu trabalho pioneiro na área da terapia magnética abriu caminho para o desenvolvimento de colchões magnéticos mais avançados e populares nas décadas seguintes. Os modelos comerciais chegaram no mercado nos anos 1980, principalmente no Japão e nos Estados Unidos.


Desde então, a tecnologia evoluiu e os colchões magnéticos se tornaram mais avançados em termos de design, materiais e recursos terapêuticos oferecidos.


Atualmente é necessário apenas deitar-se e dormir para receber os benefícios.

Como funciona um colchão magnético e quais são os princípios por trás desse tipo de tecnologia?

As pastilhas de Imãs Terapêuticos

Essas pastilhas são pequenos ímãs que são incorporados em diferentes camadas do colchão. Aqui estão algumas características típicas dessas pastilhas magnéticas:

Tamanho e forma: As pastilhas magnéticas podem variar em tamanho e forma. Geralmente, são pequenas e planas, projetadas para serem discretas e confortáveis ao entrar em contato com o corpo durante o sono.


Material: As pastilhas magnéticas são feitas de materiais magnéticos, como neodímio ou ferrite, que têm propriedades magnéticas duradouras (pastilhas na cor preta demonstrada na foto seguinte).


Intensidade magnética: A intensidade magnética Fotomag é de 500 gauss (unidade de indução magnética) e pode ser identificada através de um equipamento portátil utilizado pelos representantes da fábrica.


As pastilhas de Infravermelho Longo

As pastilhas de infravermelho longo, também conhecidas como pastilhas de raios infravermelhos distantes (ou FIR, do inglês Far Infrared Rays), são uma tecnologia utilizada em diversos produtos de saúde e bem-estar, seu desenvolvimento foi resultado de avanços científicos e tecnológicos ao longo do tempo.


Essas pastilhas são pequenas ímãs que são incorporados em diferentes camadas do colchão. Aqui estão algumas características típicas dessas pastilhas magnéticas:

Tamanho e forma: As pastilhas magnéticas podem variar em tamanho e forma. Geralmente, são pequenas e planas, projetadas para serem discretas e confortáveis ao entrar em contato com o corpo durante o sono.


Material: As pastilhas magnéticas são feitas de materiais magnéticos, como neodímio ou ferrite, que têm propriedades magnéticas duradouras (pastilhas na cor preta demonstrada na foto seguinte).


Intensidade magnética: A intensidade magnética Fotomag é de 500 gauss (unidade de indução magnética) e pode ser identificada através de um equipamento portátil utilizado pelos representantes da fábrica.


Os estudos relacionados aos efeitos terapêuticos do infravermelho longo começaram a surgir na década de 1960 e, desde então, várias empresas e pesquisadores têm contribuído para o desenvolvimento e aprimoramento das pastilhas de infravermelho longo.


Aqui estão algumas das áreas em que o infravermelho longo é empregado:

  1. Medicina e Terapia: Na medicina, o infravermelho longo é usado em terapias de calor para aliviar a dor muscular e articular, melhorar a circulação sanguínea e acelerar o processo de cicatrização. Também é aplicado em equipamentos de fisioterapia e reabilitação.

  2. Indústria de Bem-Estar: O infravermelho longo é incorporado em produtos como colchões, travesseiros, roupas, cobertores e outros itens relacionados ao bem-estar. Oferecendo benefícios para a saúde, como relaxamento muscular, redução do estresse e melhoria da qualidade do sono.

  3. Saunas de Infravermelho: As saunas de infravermelho utilizam a radiação infravermelha longa para aquecer o corpo diretamente, sem aquecer o ar circundante. Essas saunas são consideradas uma alternativa mais suave e tolerável em comparação com as saunas tradicionais, e são utilizadas para relaxamento, desintoxicação e melhoria da circulação sanguínea.

  4. Fototerapia: Na fototerapia, o infravermelho longo é utilizado para tratar condições de pele, como psoríase, eczema e acne. A radiação infravermelha longa pode ajudar a acalmar a inflamação, promover a regeneração celular e estimular a produção de colágeno.


Essas são apenas algumas das áreas em que o infravermelho longo é utilizado. Sua capacidade de penetração na pele e seus efeitos terapêuticos potenciais têm despertado interesse em diversas aplicações.














Localização: As pastilhas magnéticas e de Infravermelho Longo Fotomag são distribuídas nas cavidades mais baixas do Perfilado Terapêutico.


Fixação: As pastilhas são coladas com nessa baixa cavidade ainda no seu processo de fabricação e o mais importante, ela é inodora.








Quais são os possíveis efeitos terapêuticos de um colchão magnético e como eles podem ajudar na qualidade do sono?



  • Melhora da circulação sanguínea: Acredita-se que os campos magnéticos presentes no colchão possam aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas em contato com o corpo. Isso, por sua vez, pode ajudar a relaxar os músculos, aliviar a tensão e promover uma melhor circulação durante o sono.

  • Alívio da dor: Alguns usuários de colchões magnéticos relatam uma redução na dor muscular, nas articulações e nas dores crônicas. Essa suposta melhoria pode contribuir para um sono mais confortável e menos interrompido.

  • Redução do estresse e relaxamento: Acredita-se que os campos magnéticos tenham um efeito calmante no sistema nervoso, ajudando a reduzir o estresse e promover a sensação de relaxamento. Isso pode favorecer um sono mais tranquilo e profundo.

  • Efeito placebo: Alguns estudos sugerem que os benefícios relatados pelos usuários de colchões magnéticos podem ser atribuídos a um efeito placebo, ou seja, uma resposta positiva baseada na crença de que o colchão é terapeuticamente eficaz.

No entanto, é importante ressaltar que a pesquisa científica até o momento não conseguiu fornecer evidências consistentes e robustas que comprovem esses supostos benefícios dos colchões magnéticos. A experiência e os resultados individuais podem variar consideravelmente. Caso você esteja considerando adquirir um colchão magnético com a esperança de melhorar sua qualidade de sono, é recomendável consultar profissionais de saúde qualificados e considerar todas as opções disponíveis antes de tomar uma decisão.


Os benefícios das pastilhas magnéticas (imãs)?


Entre eles:

  • Ajuda no alívio de dores na região lombar

  • Ajuda na prevenção de varizes cãibra, tensões e dores musculares

  • Ajuda de prevenção do controle da pressão arterial

  • Ajuda na desintoxicação do organismo


🙌 Em 1983 chegou a primeira fábrica de colchões magnéticos no Brasil e de lá para somos mais de 400 indústrias no segmento colchões. Algumas dessas indústrias voltada para os colchões terapêuticos, realizaram novas pesquisas e foram acrescentando novas tecnologias aos seus produtos.


Novas tecnologias Infravermelho Longo

O cientista japonês, Professor Doutor Toshio Komuro, descobriu que, da combinação entre três metais nobres: alumínio, titânio e platina, fundidos a 1000 graus (reduzidos a partículas microscópicas), emitem ondas eletromagnéticas de 4 a 14 mícrons, similares as ondas de raios infravermelho longo emitidas pelo sol, nas primeiras horas da manhã e nos fins de tarde.


Os raios infravermelho longos - energia vital, indispensável ao desenvolvimento e manutenção dos seres vivos. Assim, o infravermelho longo pode ser utilizado em diversos produtos, em forma de pastilhas, fibras, fios para tecelagem, pó entre outros.


Nos colchões magnéticos, o Infravermelho Longo é colocado em formato de tem formato de “pastilhas” e assim como no caso das pastilhas magnéticas, elas são aplicadas no baixo relevo do Perfilado Terapêutico (como mostra a imagem a seguir).

Quais os benefícios das pastilhas de Infravermelho Longo?


Ajuda na ativação de trilhões de células do corpo, veja alguns dos benefícios:

  • Melhora preventiva na circulação do sangue

  • Redução do ácido lático

  • Combate as doenças relacionadas a insônia

  • Auxilia na Renovação celular, ajudando a liminar toxinas

  • Melhora no crescimento e desenvolvimento celular do organismo

  • Auxilia na diminuição das dores articulares


Atualmente, entre vários produtos terapêuticos no mercado, o mais vendido é o colchão magnético com Infravermelho Longo, também em versão de colchão com massagem, mas é possível encontrar produtos como calçados, palmilhas, roupas, travesseiros, assentos para automóveis, purificador de água; Equipamentos com essas tecnologias também são utilizados por fisioterapeutas, médicos, clínicas de estética e na agropecuária.


Quais os demais benefícios de um colchão Tecnológico?


Um colchão magnético de qualidade e adequado para o usuário, é desenvolvido em detalhes para proporcionar benefícios específicos, mas que em conjunto resultam em um único objetivo: o sono reparador e a prevenção de diversas doenças.


Nesse processo de trazer benefícios, a qualidade da matéria-prima também é essencial - e infelizmente, como em qualquer segmento, encontramos colchões bem abaixo do valor médio de mercado e que por vezes são de qualidade duvidosa.

Até aqui, falamos dos benefícios do Magnéticos e Infravermelho Longo, mas um colchão magnético de qualidade tem mais que isso


  • Perfilado Terapêutico - também conhecida como Rabatan ou "casca de ovo", essa é a primeira camada do colchão magnético. Possui altos e baixos relevos e é na parte baixa desses relevos que as pastilhas magnéticas e de infravermelho são aplicadas. O Perfilado Terapêutico promove uma automassagem relaxante, além de auxiliar para que você não comprima vasos e musculatura, prevenindo contra cãibras, dormências e dores localizadas. Alguns modelos oferecem perfilados com tratamento vulcanizado enrijecido, livre de ácaros, fungos e bactérias.

  • Densidade Progressiva - enquanto você dorme, o Colchão Fotomag faz a distribuição correta do seu peso, independente da sua idade. Por isso previne dores musculares, na coluna, juntas e articulações.

  • Camadas - bem pensadas para que o produto seja durável, confortável, com sistema de amortização, compensação de peso e tenha temperatura agradável.

Como opcionais

  • Vibromassagem - Dormir em um Colchão Massageador é fantástico.

Ela atua diretamente na região cervical, lombar, coxas e panturrilha. Proporciona alivio de estresse, fadiga, cansaço do dia a dia.

  • Energia Quântica - Contribui no combate de dores musculares crônicas. Acelera o metabolismo e auxilia no efeito anti-inflamatório do corpo.

  • Cromoterapia - O uso da cromoterapia diminui o cansaço físico, proporciona a sensação de bem estar, melhora a enxaqueca, estimula o sistema nervoso central e melhora a qualidade do sono.


Colchão magnético é milagroso?

Um colchão magnético de qualidade e adequado para o usuário, pode ajudar no processo do alívio das dores, dor de coluna, te dar disposição e bem estar, mas, não curar a doença, portanto, se você ouvir de alguém do nosso segmento a frase: "Vai curar tal coisa", desconfie.


Porque geralmente nós optamos por marcar visita?

Quando alguém liga na nossa fábrica, a primeira coisa que quer saber é preço, e a primeira coisa que nós como especialistas queremos fazer é agendar uma visita. E é ai que as vezes o interessado não entende.


O colchão é um bem, extremamente necessário em nossa vida

tanto que vivemos um terço na nossa vida sobre ele. Dormir mal é algo que pode trazer consequência ruins para nossa saúde, como estresses, obesidade, problemas com a circulação do sangue, dores no corpo, indisposição, ansiedade, entre outros. No Brasil 73 milhões de pessoas sofrem com problemas de saúde relacionados a dormir mal e todos nós sabemos que problemas de saúde interferem sim em problemas de relacionamentos, seja pessoal ou corporativo, inclusive no rendimento do trabalho.


Quando se trata de um colchão terapêutico, o cuidado é ainda maior, porque estamos falando também de adaptações a um novo produto, por exemplo, se você dormiu muito tempo em um colchão de mola ou macio, talvez você demore até dois meses para se adaptar a um colchão magnético.


Quando pedimos autorização para ir até a sua casa, essa ida nos trás muitas informações necessárias para que você possa usufruir dos benefícios do produto, como:

  • O peso do(s) usuário(s), para entender qual melhor modelo atende,

  • Se o usuário possui alguma comorbidade que a altura do produto ou os magnetos seja restringido,

  • Para entender sobre o colchão que a pessoa está habituada a usar (espuma, mola e qual a densidade),

  • Se a base em seu estado geral está preparada para receber um colchão magnético sem o danificar

  • E até se certificar quanto da entrega do produto como por exemplo, a passagem em elevador, portas e escadas, pois não é raro temos que adaptar uma forma para que o produto posso entrar na casa do cliente

  • Apresentarmos na íntegra, como é um colchão magnético por dentro, por fora e em funcionamento, ou seja, você não adquire nada no escuro.,

  • Em um processo de uma transição como este o usuário necessita compreender toda a mudança positiva que é dormir em um colchão magnético, dali para frente a vida é mais curtida aos detalhes.

  • E por fim, criar um relacionamento transparente e duradouro através da melhor forma de venda, o olho no olho.

Por isso, nesse segmento é tão comum marcarmos visitas em sua casa!


Quanto custa um colchão magnético?

Isso depende muito da marca, matéria prima, forma de comercialização e lógico, depende do modelo, da medidas, altura, dos benefícios.


Em média, produtos adquiridos direto da fábrica tendem a ficar 60% mais barato.

Precisamos te dizer que, infelizmente, nesse segmento, concorremos com marcas que, barateiam o produto por usar matérias primam bem inferiores, mudam de CPNJ ou endereço com média frequência e até com casos de repasses do produto, que deixam o valor final bem acima do valor médio de mercado.


Sobre os valores, aqui na Fotomag, você adquire um produto direto da fábrica e por menos de R$300,00 por mês consegue ter a experiência de dormir melhor todo dia.


Quais as medidas de colchões?



Os cuidados na compra do colchão magnético

Hoje o mercado disponibiliza diversos tipos e modelos desse produto e para escolher o melhor para você é preciso considerar:

  • a credibilidade da marca;

  • a estrutura do produto;

  • os benefícios que ele promove, como por exemplo, se possui ou não infravermelho;

  • tempo de garantia oferecido pelo fabricante;

  • experiência de consumidores que já compraram o produto.

A Fotomag é fabricante do colchão magnético com ou sem massageador e está no mercado, inclusive na mesma região, desde 1989.





27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page